bdswiss erfahrung

 

A importância da educação

“A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.”
Séneca

 

seneca-peter-paul-rubens

 

Em primeiro importa referir que Séneca foi um pensador importante, mestre na arte da retórica. Nasceu em Espanha durante o império Romano, mas passou grande parte da sua existência em Roma. Aqui estudou filosofia, mas dedica-se sobretudo à área da retórica. Escreveu nove tragédias sobre temas mitológicos e uma sátira sobre o endeusamento do Imperador Cláudio. Deixou diversos escritos em prosa, entre eles, cento e vinte e quatro cartas, um Tratado científico com o título de “Problemas Naturais” e uma série de ensaios filosóficos. É o principal representante romano do estoicismo. Séneca foi sem sombra de dúvida um estóico, através da sua ética resignante, sobretudo nos aspetos religiosos, considera a filosofia uma arte da ação humana, uma “medicina” para a alma humana, uma pedagogia que forma os homens para o exercício da virtude por excelência.

Entre os anos de 54 e 65, Séneca foi tutor de Nero, e com a ascensão do jovem imperador, alcançou poder político. No ano de 62, redigiu dois de seus tratados, “Sobre a Brevidade da Vida” e “Sobre o Ócio”. Se pensarmos nos seus textos, Séneca valorizou a importância da educação. A educação é sem dúvida, aquilo que confere ao Homem a possibilidade de viver uma vida digna. Ainda hoje os seus escritos são intemporais e a formação do homem deve aos antigos toda a sua importância. Na antiguidade a educação do homem passava também por áreas distintas como a matemática, a filosofia, a música para educar a alma e a ginástica para treinar o guerreiro.

O ideal de beleza na antiguidade incidia sobre dois aspetos, o aspeto moral e o estético, neste caso “o bom e o belo”. Hoje, nem todos sabem valorizar a importância da filosofia na formação do cidadão, mas os antigos souberam fazê-lo, sabiam pensar, melhor do que algumas das gerações dos tempos atuais. A filosofia ajuda a estruturar os raciocínios e ensina-nos a pensar conceptualmente utilizando as categorias corretas. A filosofia estrutura o pensamento e ajuda-nos a compreender a vida. O professor é seguramente um “educador”, a sua missão é ensinar, mas ensinar educando, a nossa formação é feita em família, mas também na escola. Tudo aquilo que seremos, é fruto da educação que tivemos, a educação marca-nos para a vida, ajuda-nos nas dificuldades e faz-nos caminhar de forma diferente daqueles que não a têm.

Vivemos tempos efémeros, onde tudo se passa a grande velocidade, parece nem sequer existir tempo para refletirmos e decidirmos, se não agirmos, perdemos o momento. Os tempos de hoje são mais de ação do que de reflexão, mas de que serve a ação sem uma reflexão. É preciso saber pensar, para agir corretamente. Este é, sem sombra de dúvida, o papel da escola na educação do homem. Para terminar, não posso deixar de fazer uma referência a Óscar Niemeyer que dizia, “toda a escola superior deveria oferecer aulas de Filosofia e História. Assim, fugiríamos da figura do especialista e ganharíamos profissionais capacitados a conversar sobre a vida”. Não será este um dos grandes objetivos da educação?

Lisboa, 11 de Maio de 2015.

Ana Mamede

 

 

EXTERNATO SÉNECALigue-se a nós no Facebook
Av. Almirante Reis, 73 – 2º
1150-012 LISBOA

telef: +351 21 314 00 92
telem: +351 96 934 74 04
fax: +351 21 315 91 09

email: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Secretaria:This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

internet: www.externatoseneca.pt

-----------------------------------------------------------

Copyright © 2017 Externato Séneca. Todos os direitos reservados.
Joomla! software livre. Licença GNU GPL.

Horário de Atendimento da Secretaria

Dias úteis, das 8h30 às 22h00